Projeto Mel Social - 2018


O projeto busca promover a geração de trabalho e renda de forma sustentável através da criação de um fundo social que possibilitará a capacitação e financiamento de mulheres e jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica para produzir e comercializar itens das cadeia produtiva da apicultura.

O projeto pode ser desenvolvido em área urbana, sem risco para a população, pois utiliza abelhas nativas sem ferrão, além de poder ser desenvolvido em pequenos espaços, até mesmo nos quintais das casas, e não requer um manejo complicado.



Publico Alvo

Mulheres de todas as idades atendidas pelo Programa Bolsa Família e Banco Tupinambá


Objetivos

  • Educação Socioambiental, com ênfase na meliponicultura e sua importância para a sobrevivência do ecossistema. Serão realizadas palestras educativas em escolas e centros comunitários sobre a importância da preservação ambiental da vegetação nativa e do papel das abelhas como polinizadoras e mantenedoras do funcionamento de nosso ecossistema.
  • Capacitação de mulheres em situação de vulnerabilidade social na cadeia produtiva da  meliponicultura. Serão selecionados membros da comunidade da Baia do Sol, mulheres e  jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica, para a realização de capacitação para atuarem na cadeia produtiva da meliponicultura.
  • Seleção das beneficiárias e operacionalização do Fundo de Financiamento Social através da implantação dos meliponários. Serão selecionados mulheres e jovens da comunidade da Baia do Sol aptas para receber o financiamento social para a implantação de meliponários para a comunidade alvo na Baia do Sol.
  • Divulgação do projeto em eventos na comunidade e feiras regionais.

O Fundo de Financiamento Social atenderá, inicialmente, 10 produtoras, porém mediante os pagamentos o fundo estará novamente disponível para financiamento de outros meliponários. Cada um dos projetos será devidamente registrado em contrato, e serão geradas imagens da implantação dos meliponários junto às beneficiadas.

As beneficiadas pelo projeto servirão de agentes multiplicadores do conhecimento apreendido para outros membros da comunidade.
E através das parcerias haverá oportunidade de atualizar o conhecimento buscando sempre o aperfeiçoamento das
beneficiadas pelo projeto.

Parcerias


Nenhum comentário:

Postar um comentário